Emitir notas fiscais através do seu painel de controle Agilize é simples, rápido e minimiza bastante a possibilidade de erros na apuração e retenção de impostos. Veja abaixo o passo a passo.
1) Clique no botão Emitir nota, disponível em dois locais distintos no seu Painel de Controle:
2) Preencha a seção do seu cliente (Tomador)
- Informar novo cliente: Cadastre o seu tomador, o mesmo ficará salvo para as próximas emissões.O cadastro pode ser feitos por dois caminhos, vide imagem abaixo:
- Emissão para PJ ou PF: Insira o CNPJ ou CPF do Tomador. O sistema automaticamente busca e preenche a inscrição municipal e os outros dados cadastrais necessários para emitir a nota fiscal.
- Enviar NFS-e para e-mail: Caso deseje, coloque o e-mail do cliente que deve receber uma cópia da nota fiscal a ser emitida. O sistema enviará esta cópia automaticamente para o seu tomador e seu e-mail.
- Ao preencher o campo com o novo CNPJ, o seu novo cliente será automaticamente reconhecido e cadastrado. Agora você já pode selecioná-lo para emitir a sua nota fiscal, conforme imagem abaixo.
Agora que o tomador foi cadastrado, futuras emissões de nota fiscal para ele serão muito mais fáceis, pois agora você pode apenas pesquisá-lo pelo nome, em vez de ter o CNPJ anotado.
3) Preencha os dados do serviço prestado
- Serviço (CNAE): Neste campo você seleciona, dentre os CNAEs disponíveis para a sua empresa, aquele que corresponde à atividade que está sendo realizada neste serviço.
- Item da Lista de Serviços: O item da lista de serviço é uma descrição mais detalhada do serviço a ser prestado. Selecione a opção mais adequada à atividade que está sendo realizada neste serviço.
- Discriminação para o serviço: Este é um campo aberto onde o serviço a ser prestado é descrito. É comum preencher neste campo alguns detalhes do serviço como o número da Ordem de Serviço, e a data em que foi prestado. Também é uma prática comum preencher os dados bancários do prestador do serviço para depósito do pagamento por parte do tomador.
- Valor dos serviços: Neste campo você preenche o valor bruto do serviço prestado.
O valor bruto é o valor do serviço antes das deduções dos impostos.
4) Marque as opções de retenção
Após preencher os dados do tomador e do serviço, o sistema é capaz de gerar recomendações automáticas sobre quais retenções na fonte devem ser feitas ou não. Estas recomendações levam alguns fatores em consideração, tais como o valor do serviço e características do tomador do serviço. Para entender o motivo das recomendações, basta clicar na interrogação ao lado de cada recomendação.
Para empresas do Regime Simples Nacional, fica disponivel para retenção apenas o ISS.
Além disso, é sempre uma boa prática conversar com o tomador do serviço antes de marcar as retenções, pois o tomador pode optar por retenções diferentes das recomendadas. A decisão sobre as retenções é sempre do tomador.
Para entender mais sobre retenção de impostos na fonte, consulte este outro artigo da nossa base de conhecimento: Retenção na fonte: Como funciona?
5) Confira o cálculo das retenções
Após preenchidas as retenções, o sistema gera um pequeno relatório de cálculos para informar exatamente os valores que serão retidos na fonte, conforme imagem abaixo:
6) Pré-visualize e emita a nota fiscal
Na tela de pré-visualização você pode verificar os dados do tomador, do serviço prestado e os valores das retenções. Depois de revisar estes dados, basta clicar em "emitir nota fiscal" e aguardar alguns segundos enquanto a emissão da nota ocorre.
7) Aguarde a conclusão do processo de emissão
O processo de emissão demora alguns segundos, enquanto o sistema da Agilize se comunica com o sistema da prefeitura. Uma vez concluído, a nota fiscal aparecerá listada em seu painel de controle.
Caso o sistema da prefeitura esteja fora do ar no momento da tentativa de emissão, o nosso sistema tentará novamente até obter sucesso na emissão. E caso a nota não seja emitida por algum motivo de erro no preenchimento, o status da emissão da nota mudará para "em análise", enquanto um de nossos operadores será notificado para corrigir e re-emitir esta nota.
Consulte a nota emitida :)
Siga os passos abaixo:
Duplicando uma nota fiscal
Na Agilize você não perde tempo preenchendo a mesma nota fiscal todos os meses. Se você sempre emite notas similares, tem a possibilidade de duplicá-las a partir do seu próprio painel de controle, reduzindo o tempo necessário para a emissão da nota a poucos segundos.
Cancelando uma nota fiscal
Para cancelar uma nota fiscal também é muito fácil. Basta identificá-la em seu painel, clicar no botão cancelar, e seguir as instruções, conforme imagens abaixo. Para confirmar o cancelamento, clique no botão "Sim, desejo cancelar"
Ficou com dúvida? Envie sua pergunta para o contato@agilize.com.br.
Não é nosso cliente? Conheça nossos serviços, clique aqui e solicite uma proposta.
Comentários
8 comentários
Ótimo.
Excelente! Simples e descomplicado.
Muito bom
O conteúdo até seria útil se houvesse no painel as opções mencionadas no artigo, mas não há como emitir NF pelo painel da Agilize.
Como importar um NFE emitida diretamente no site da Prefeitura do Rio de Janeiro? Obrigado,
O conteúdo até seria útil se houvesse no painel as opções mencionadas no artigo, mas não há como emitir NF pelo painel da Agilize. UP
Agilize tá sempre fora do ar. Várias vezes tenho que emitir da prefeitura. Serviço para isso é ruim.
Estou tentando emitir minha primeira nota mas não consigo, não aparece o botão EMITIR NOTA, apenas IMPORTAR NOTA e não consigo resolver meu problema.
Alguem pode me ajudar?
Por favor, entre para comentar.