Como emitir uma nota fiscal

Seguir

Emitir notas fiscais através do seu painel de controle Agilize é simples, rápido e minimiza bastante a possibilidade de erros na apuração e retenção de impostos. Veja abaixo o passo a passo.


1) Clique no botão Emitir nota, disponível em dois locais distintos no seu Painel de Controle:

1.png

2) Preencha a seção do seu cliente (Tomador)

  • Informar novo cliente: Cadastre o seu tomador, o mesmo ficará salvo para as próximas emissões.O cadastro pode ser feitos por dois caminhos, vide imagem abaixo:

2.png

  •  Emissão para PJ ou PF: Insira o CNPJ ou CPF do Tomador. O sistema automaticamente busca e preenche a inscrição municipal e os outros dados cadastrais necessários para emitir a nota fiscal.
  • Enviar NFS-e para e-mail: Caso deseje, coloque o e-mail do cliente que deve receber uma cópia da nota fiscal a ser emitida. O sistema enviará esta cópia automaticamente para o seu tomador e seu e-mail.
  • Ao preencher o campo com o novo CNPJ, o seu novo cliente será automaticamente reconhecido e cadastrado. Agora você já pode selecioná-lo para emitir a sua nota fiscal, conforme imagem abaixo.

Agora que o tomador foi cadastrado, futuras emissões de nota fiscal para ele serão muito mais fáceis, pois agora você pode apenas pesquisá-lo pelo nome, em vez de ter o CNPJ anotado.

3) Preencha os dados do serviço prestado

  • Serviço (CNAE): Neste campo você seleciona, dentre os CNAEs disponíveis para a sua empresa, aquele que corresponde à atividade que está sendo realizada neste serviço.
  • Item da Lista de Serviços: O item da lista de serviço é uma descrição mais detalhada do serviço a ser prestado. Selecione a opção mais adequada à atividade que está sendo realizada neste serviço.
  • Discriminação para o serviço: Este é um campo aberto onde o serviço a ser prestado é descrito. É comum preencher neste campo alguns detalhes do serviço como o número da Ordem de Serviço, e a data em que foi prestado. Também é uma prática comum preencher os dados bancários do prestador do serviço para depósito do pagamento por parte do tomador.
  • Valor dos serviços: Neste campo você preenche o valor bruto do serviço prestado.

O valor bruto é o valor do serviço antes das deduções dos impostos.

4) Marque as opções de retenção

Após preencher os dados do tomador e do serviço, o sistema é capaz de gerar recomendações automáticas sobre quais retenções na fonte devem ser feitas ou não. Estas recomendações levam alguns fatores em consideração, tais como o valor do serviço e características do tomador do serviço. Para entender o motivo das recomendações, basta clicar na interrogação ao lado de cada recomendação.

Para empresas do Regime Simples Nacional, fica disponivel para retenção apenas o ISS. 

Além disso, é sempre uma boa prática conversar com o tomador do serviço antes de marcar as retenções, pois o tomador pode optar por retenções diferentes das recomendadas. A decisão sobre as retenções é sempre do tomador.

Para entender mais sobre retenção de impostos na fonte, consulte este outro artigo da nossa base de conhecimento: Retenção na fonte: Como funciona?

5) Confira o cálculo das retenções

Após preenchidas as retenções, o sistema gera um pequeno relatório de cálculos para informar exatamente os valores que serão retidos na fonte, conforme imagem abaixo:

6) Pré-visualize e emita a nota fiscal

Na tela de pré-visualização você pode verificar os dados do tomador, do serviço prestado e os valores das retenções. Depois de revisar estes dados, basta clicar em "emitir nota fiscal" e aguardar alguns segundos enquanto a emissão da nota ocorre.

7) Aguarde a conclusão do processo de emissão

O processo de emissão demora alguns segundos, enquanto o sistema da Agilize se comunica com o sistema da prefeitura. Uma vez concluído, a nota fiscal aparecerá listada em seu painel de controle.

Caso o sistema da prefeitura esteja fora do ar no momento da tentativa de emissão, o nosso sistema tentará novamente até obter sucesso na emissão. E caso a nota não seja emitida por algum motivo de erro no preenchimento, o status da emissão da nota mudará para "em análise", enquanto um de nossos operadores será notificado para corrigir e re-emitir esta nota.

Consulte a nota emitida :) 

Siga os passos abaixo:

3.png

Duplicando uma nota fiscal

Na Agilize você não perde tempo preenchendo a mesma nota fiscal todos os meses. Se você sempre emite notas similares, tem a possibilidade de duplicá-las a partir do seu próprio painel de controle, reduzindo o tempo necessário para a emissão da nota a poucos segundos.

 4.png

 Cancelando uma nota fiscal

Para cancelar uma nota fiscal também é muito fácil. Basta identificá-la em seu painel, clicar no botão cancelar, e seguir as instruções, conforme imagens abaixo. Para confirmar o cancelamento, clique no botão "Sim, desejo cancelar"

5.png

Ficou com dúvida? Envie sua pergunta para o contato@agilize.com.br.

 

 

 

 

 

Tem mais dúvidas? Envie uma solicitação

Comentários

  • Avatar
    Thiago Anitelle da Silva

    Ótimo.

Desenvolvido por Zendesk