Para começar o processo de emissão, é necessário fazer o login no Portal de Gestão NFS-e - Contribuinte. Aqui estão os passos que deve seguir:
Passo 1: Preencha as informações de Login com suas credenciais de acesso e selecione a opção “Entrar”. Também é possível o acesso por certificado digital.
Passo 2: Após fazer o login, clique no ícone "Nova NFS-e" > Emissão Completa.
Passo 3: Informe a data que a nota está sendo emitida, para serviços prestados dentro do mês de emissão.
Passo 4: No campo "EMITENTE DA NFS-E", selecione "Prestador". Isso preencherá automaticamente as informações da sua empresa. Além disso, escolha a opção "Regime de apuração dos tributos federais e municipais pelo Simples Nacional" na aba "Regime de Apuração dos Tributos no Simples Nacional".
Passo 5: Preencha as informações do tomador do serviço, que deve ser residente no Brasil. A Receita Federal pode preencher alguns campos automaticamente com base no CNPJ informado, mas, se necessário, preencha manualmente os campos obrigatórios.
Passo 6: Mantenha as informações de "INTERMEDIÁRIO DO SERVIÇO" como "Intermediário não informado" e clique em "Avançar".
Passo 7: No campo "SERVIÇO PRESTADO", indique o Município onde o serviço será realizado. Escolha o "Código de Tributação Nacional" apropriado a partir da lista, com base nas atividades da sua empresa. Certifique-se de selecionar o código correto relacionado ao serviço da nota.
A opção escolhida para "O serviço prestado é um caso de: exportação, imunidade ou não incidência do ISSQN?" será "Não". Você deve conferir o Município de incidência do ISSQN (que normalmente será o seu município) e a Data da Competência.
Passo 8: O item “Descrição do Serviço" deverá ser preenchido. Embora não haja nenhuma informação obrigatória que deva conter, este pode ser utilizado para discorrer sobre o serviço prestado, informar descontos incondicionais, formas de pagamento, e demais informações importantes.
Não é necessário informar nada em "Item da NBS correspondente ao serviço prestado".
Passo 9: O campo de "Informações Complementares" é opcional. Após revisar as informações na aba "Serviço", clique em "Avançar".
Passo 10: Já na aba de Valores, deverá ser informado na nota fiscal o valor total do serviço prestado.
Passo 11: O campo “Tributação Municipal” será preenchido automaticamente com base nas informações inseridas até este ponto e não deve ser alterado.
Como regra geral, os campos abaixo seguem o mesmo padrão, a menos que haja alguma particularidade prevista na legislação do serviço prestado:
Tributação: Operação tributável
Exigibilidade do recolhimento do ISS suspensa: Não
-
Há retenção de ISSQN pelo tomador ou intermediário: Não
Exceto se houver acordo entre tomador e prestador solicitando a retenção do ISS, ou se o tomador for substituto tributário.
Serviço prestado possui algum benefício: Não
Haverá alguma dedução na base de cálculo: Não
Passo 12: Logo em seguida, o campo “TRIBUTAÇÃO FEDERAL” deverá ser preenchido com as devidas retenções. Caso não haja retenção de impostos, deixar o campo em branco.
Em regra geral empresas do Simples Nacional não deverá fazer o preenchimento de nenhum dos campos disponíveis.
Após clicar em avançar, você conseguirá visualizar todas as informações da NF. É necessário realizar a conferência dos dados informados e então pode clicar em "Emitir NFS-e".
Dúvidas? Entra em contato conosco através do contato@agilize.com.br 💜
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.