Inicialmente, você deve realizar o login no portal emissor de notas de Brasília utilizando o seu certificado digital.
Embora seja disponibilizado a opção de realizar por credenciais de acesso, você deve selecionar o campo "Logar com certificado digital".
Passo 1: Para iniciar o processo de emissão, você deve acessar os campos Nota Eletrônica > Nova Nota Eletrônica.
Passo 2: Como regra geral, a natureza da operação será “exigível” e é necessário informar o local da prestação do serviço. A data da competência só deverá ser alterada em casos de emissão de notas retroativas.
Passo 3: O próximo passo é o “Identificação do RPS”. Os dados referentes ao Recibo somente deverão ser preenchidos quando tratar-se da geração de uma nota referente a recibo provisório já emitido; quando a nota fiscal for retroativa.
Passo 4: Será necessário informar todos os dados do tomador dos serviços. Ao informar o CNPJ ou CPF, a prefeitura poderá buscar informações automaticamente e preencherá alguns campos. É necessário realizar a conferência e, se necessário, completar os dados.
Passo 5: O campo “descrição dos serviços" deverá ser preenchido. Embora não haja nenhuma informação obrigatória que deva conter, este pode ser utilizado para discorrer sobre o serviço prestado, informar descontos incondicionais, formas de pagamento, e demais informações importantes.
Os próximos campos são “CNAE”, “Item da LC 116/2003”, e “Ativid. Município”, que deverão ser escolhidos a partir da lista já disposta e conforme as atividades da empresa. Será selecionado o código que se refere ao serviço que está sendo prestado na NF.
A alíquota deve ser preenchida, e em casos de dúvidas, deverá nos solicitar através dos nossos canais de comunicação.
Por fim, deverá ser informado na nota fiscal o valor total do serviço prestado.
Passo 6: Logo em seguida, o campo “Retenção de Impostos” deverá ser preenchido com as devidas retenções, se houver. Caso não haja retenção de impostos, deixar o campo em branco.
Em regra geral empresas do Simples Nacional não deverá fazer o preenchimento de nenhum dos campos disponíveis.
Passo 7: É necessário realizar a conferência dos dados informados, clicando em “Visualizar”, e estando tudo correto, pode clicar em "Gravar".
Passo 8: Ao selecionar a opção gravar, a empresa precisará assinar digitalmente a nota fiscal através do seu certificado digital.
Para isso, é necessário instalar a extensão Web PKI. Caso utilize o navegador Google Chrome, basta clicar aqui para prosseguir com a instalação.
O próprio sistema emissor de notas identificará se o computador utilizado para realizar a emissão já possui a extensão instalada e, caso não tenha, aparecerá na parte superior da tela uma caixa de diálogo apontando a necessidade, e o redirecionamento para instalação.
Dúvidas? Entra em contato conosco através do contato@agilize.com.br 💜
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