Primeiro, é necessário nos solicitar a liberação para emissão de nota fiscal ao exterior, através do e-mail contato@agilize.com.br.
Passo 1: Inicialmente, você deve realizar o login no portal emissor de notas de Brasília utilizando o seu certificado digital.
Embora seja disponibilizado a opção de realizar por credenciais de acesso, você deve selecionar o campo "Logar com certificado digital".
Passo 2: Para iniciar o processo de emissão, deve acessar os campos Nota Eletrônica > Nova Nota Eletrônica.
Passo 3: Selecione a natureza da operação, que no caso de serviços realizados no exterior, será “Exportação”. Também é necessário informar o país do tomador do serviço.
A data da competência só deverá ser alterada em casos de emissão de notas retroativas.
Passo 4: O próximo passo é o “Identificação do RPS”. Os dados referentes ao Recibo somente deverão ser preenchidos quando tratar-se da geração de uma nota referente a recibo provisório já emitido; quando a nota fiscal for retroativa.
Passo 5: Em "Dados do Tomador de Serviço" marque a opção “exterior”. Em seguida, informe todos os dados do tomador dos serviços. Em "NIF" informe o número de identificação fiscal que identifica a pessoa física ou jurídica no exterior.
Passo 6: O campo “Descrição dos Serviços" deverá ser preenchido. Embora não haja nenhuma informação obrigatória que deva conter, este pode ser utilizado para discorrer sobre o serviço prestado, informar descontos incondicionais, formas de pagamento, e demais informações importantes.
Os próximos campos são “CNAE”, “Item da LC 116/2003”, e “Ativid. Município”, que deverão ser escolhidos conforme as atividades da empresa. Será selecionado o código que se refere ao serviço que está sendo prestado.
Os campos: alíquota e Total do ISSQN serão automaticamente preenchidos com zero.
Por fim, deverá ser informado na nota fiscal o valor total do serviço prestado.
Passo 7: O campo “Retenção de Impostos” não deve ser preenchido.
Passo 8: É necessário realizar a conferência dos dados informados, clicando em “Visualizar”, e estando tudo correto, clicar em "Gravar".
Passo 9: Ao selecionar a opção gravar, a empresa precisará assinar digitalmente a nota fiscal através do seu certificado digital.
Para isso, é necessário instalar a extensão Web PKI. Caso utilize o navegador Google Chrome, basta clicar aqui para prosseguir com a instalação.
O próprio sistema emissor de notas identificará se o computador utilizado para realizar a emissão já possui a extensão instalada e, caso não tenha, aparecerá na parte superior da tela uma caixa de diálogo apontando a necessidade, e o redirecionamento para instalação.
Dúvidas? Entra em contato conosco através do contato@agilize.com.br 💜
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.