Inicialmente, deve-se efetuar o login no portal da prefeitura de Campinas.
Passo 1: No centro da tela, preencha os dados com suas credenciais de acesso e selecione em “Acesso ao Sistema”. Após isso, clicar em “Selecionar Empresa”.
Passo 2: Após efetuar o login, selecionar a opção “Emitir Nota Fiscal” no lado esquerdo da tela.
Passo 3: Inicialmente, deve-se preencher os dados do tomador. O ISS não incide sobre as exportações de serviços para o exterior do País. Caso, de fato, seja exportação de serviço, não há incidência de ISS, devendo serem seguidos os seguintes procedimentos na emissão da NFSe:
a) Não informar o número do CNPJ;
b) No campo destinado a UF, dever ser informado “EX”;
c) No campo destinado à cidade, deve ser informado o país relativo.
Obs.: Caso o serviço tenha sido realizado no Brasil, ainda assim deve constar em “local da prestação” “EX” antecedido pelo país destinatário do serviço, podendo ser especificada essa condição (local onde o serviço foi efetivamente realizado) na “Discriminação dos Serviços”, assinalando que o serviço produziu seus efeitos no exterior. - caso o sistema da NFS-e não gere automaticamente a alíquota = zero, deve ser alterada para "zero"; - os demais campos deverão ser preenchidos normalmente.
Passo 4: Caso seja emitida uma nota substituta ou uma nota fiscal com data retroativa, a prefeitura disponibiliza nos campos seguintes. Se este for o caso, basta marcar nas opções abaixo com qual procedimento deseja prosseguir.
Passo 5: Neste campo, será necessário preencher os dados do serviço. Primeiro, deve-se selecionar a atividade a partir da lista disposta pela prefeitura. Em seguida, será necessário conferir e preencher os campos de “tributação dos serviços prestados”. No local da prestação do serviço, deve ser informado o país, seguido de “EX”.
Passo 6: O próximo passo a preencher é “Descrição da Nota Fiscal”. Embora não haja nenhuma informação obrigatória que deva conter neste campo, o seu preenchimento é obrigatório.
Os itens do serviço deverão ser preenchidos.
- Em “Item” será o serviço prestado;
- Em quantidade poderá ser preenchido com “1” e o “valor unitário” deverá ser preenchido com o valor bruto do serviço;
- Em seguida, basta clicar no “+” para incluir o item.
O valor da NFS-e deve ser em R$, conforme o valor convertido no contrato de câmbio, podendo ser inseridos no campo “Discriminação dos Serviços” os demais dados da operação, tais como valor da moeda estrangeira, número do contrato de câmbio, etc.
Logo em seguida, o campo de retenções dos impostos não deverá ser preenchido.
Passo 7: Visualizar nota, conferir os dados e emitir.
Em casos de dúvidas, poderá entrar em contato através do e-mail contato@agilize.com.br. 💜
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.