Inicialmente, deve-se efetuar o login no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Passo 1: No centro da tela, preencha as informações de Login com suas credenciais de acesso e selecione a opção “Entrar”.
Passo 2: Feito o Login, clique em "Geração".
Passo 3: Após clicar em geração, aparecerá uma janela onde deverá selecionar "Criar uma nova NFS-e". e informar a data da prestação de Serviço. A data da prestação só deve ser diferente da atual em caso de notas retroativas.
Em seguida, clique em "Confirmar".
Passo 4: Informe os dados completos do tomador do serviço (seu cliente) e siga para a próxima aba.
Passo 5: Informe os dados completos no campo "Identificação dos serviços".
O campo “Discriminação dos serviços" deverá ser preenchido.
Embora não haja nenhuma informação obrigatória que deva conter, este pode ser utilizado para discorrer sobre o serviço prestado, informar descontos incondicionais, formas de pagamento, e demais informações importantes.
Em "Código de tributação do município" e "Item da Lista de Serviços" informe os códigos que correspondam ao serviço que sua empresa está prestando.
O campo "Natureza da operação" varia conforme o serviço, mas de forma geral, será "Tributação no município".
Caso a sua empresa seja Simples Nacional, em "Regime Especial de Tributação" deve ser selecionado a opção "ME ou EPP do Simples Nacional."
Passo 6: No campo de valores, preencha o valor total da prestação de serviços, e se haverá retenção de algum imposto.
Para o ISS:
- Quando pode reter o ISS: empresas jurídicas do mesmo município, quando decorrente de um acordo com o cliente ou obrigado por lei;
- Quando não reter o ISS: pessoas físicas ou tomadores de outros municípios.
Em regra geral, empresas do Simples Nacional não deverão fazer o preenchimento de nenhum dos campos disponíveis.
Passo 7: Os campos de "Intermediário do Serviço" e "Construção Civil" não precisam ser preenchidos.
É necessário realizar a conferência dos dados informados e então pode clicar em "Geração de NFS-e".
Observação Importante: Se for a sua primeira emissão, a prefeitura irá te direcionar para instalar o Web PKI em seu computador. Que é um componente para navegadores no site, que permite o uso de certificados digitais, normalmente para realizar assinaturas digitais.
Dúvidas? Entra em contato com a gente através do contato@agilize.com.br 💜
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.