O e-CPF é a versão digital do CPF que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas. Ele pode ser fornecido em três formas:
- cartão de tecnologia Smart Card;
- token conectado via porta USB (assemelha-se a um pendrive);
- arquivo de computador do tipo .PFX.
Sua validade pode durar de 1 até 3 anos. E é possível renová-lo.
Por que eu preciso de um e-CPF?
O e-CPF serve para assinar documentos digitalmente, como declarações, contratos e transações.
A Agilize precisará do e-CPF do sócio responsável na Receita Federal para fazer o envio do SPED Contábil, uma declaração obrigatória para as empresas que estiveram sob o regime Lucro Presumido no ano exercício anterior.
Todos os clientes da Agilize são notificados antecipadamente sobre o envio deste declaração e são orientados por atividades durante todo o processo. Em 2016, a data limite para o envio desta declaração é 31/05, e o atraso implicará em multa.
Como eu faço para criar o meu e-CPF?
Estes são os passos geralmente necessários para adquirir o e-CPF:
- Procure uma autoridade certificadora presente na sua cidade;
- Agende um horário e realize o pagamento de um e-CPF do tipo A3 com leitora;
- Visite a certificadora no horário agendado e faça o e-CPF.
A Agilize notificará seus clientes antecipadamente quando houver a necessidade de se adquirir um e-CPF. Por exemplo, quando for necessário enviar alguma declaração obrigatória.
Existem diversas autoridades certificadores por meio das quais é possível adquirir o seu e-CPF. Como a Serasa Experian ou VALID Certificadora Digital.
Mais informações:
Obtenção de Certificados Digitais (RFB)
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação
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