Financeiro

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Olá, tudo bem?

Financeiro da Agilize é uma plataforma online que vai te ajudar a fazer as conciliações bancárias da sua empresa de forma rápida e descomplicada.

A conciliação bancária é imprescindível para que tenha o total domínio da situação financeira do seu negócio.

Por ser online, você poderá visualizar as informações da sua empresa e categorizar contas quando quiser e de onde estiver!

Vamos te mostrar as possibilidades e, já já você vai navegar tranquilamente no sistema.

Agora é só abrir o seu painel da Agilize e ir para o próximo passo.

Já está utilizando o financeiro mas ainda tem dúvidas? Verifique "Dúvidas Frequentes" no final do e-mail! :)
 

2. Configuração inicial

Para iniciar, cadastre os dados bancários da empresa dentro da plataforma. É importante que todas as contas bancárias da empresa sejam cadastradas. Ao lado esquerdo do seu painel você clicará na aba “Contas”:


DICA: Antes de realizar o cadastro, exporte os extratos da sua conta em OFX.
O que é, e como exporto o arquivo OFX?

3. Visão Geral - Transações

Acesse com frequência o seu menu de transações para não correr riscos de possuir transações incompletas.

A Agilize te ajuda com isso, já inserindo todas as categorias para você escolher e completar sua transação!

Existem formas de cadastrar e importar seus dados. São elas:

- Cadastro manual (Criar recebimento/Criar pagamento): Para utilizar essa funcionalidade, sua empresa precisa cadastrar uma conta não bancária. Não é possível criar um recebimento/pagamento via conta bancária.

- Importação em OFX: A importação em OFX. é feita após a exportação dos mesmos na plataforma bancária.

- Importação em Excel: Sabemos que alguns bancos não disponibilizam .OFX de períodos há mais de 60 dias. Para facilitar, nosso sistema importará também em formato XLS (Excel).
 

3. Categorização das transações

Após cadastrar seus dados bancários, é hora de categorizar suas transações!

A integração permite que você controle tudo que foi pago ou recebido nas suas contas bancárias. Através do nosso painel, os dados serão trazidos diretamente da sua conta corrente.

A Agilize oferece uma ferramenta para ajudar na categorização das suas contas!

Agora selecione a transação que deseja categorizar, e informe a que se refere o pagamento ou recebimento.

Leia mais como categorizar as transações clicando aqui.
 

"Agilize, estou com dúvidas em relação à categorização. O que eu faço?"
Preparamos um artigo com as principais dúvidas dos nossos clientes: Dúvidas frequentes.

1- Movimento todas as transações pela conta de Pessoa Física. O que eu faço?
Você o corre risco de ser tributado também pela Pessoa Física.
As normas contábeis e fiscais coordenadas pela Receita, entendem que a pessoa física e a pessoa jurídica são entidades diferentes, assim ocorrem as seguintes incoerências quando usa a conta da pessoa física para movimentar valores da empresa:

– Ocorre uma movimentação na conta da pessoa física que a princípio não tem justificativa, pois a pessoa física não emitiu nota fiscal que justifique essa movimentação;

– A pessoa jurídica emite notas fiscais de um valor que ela nunca receberá;

Apesar de não existir lei que obrigue sua empresa a abrir conta corrente, recomendamos que ela seja aberta.

Teremos dificuldades para apurarmos o lucro da sua empresa no final do ano e a distribuição do mesmo para o sócio, pois ela não tem conta corrente. Para elaborarmos o informe de rendimento no final do exercício, precisaremos da sua ajuda.

 

2- Vou abrir uma conta de Pessoa Jurídica agora. Como faço com os meses anteriores?
Os meses anteriores terão que ser lançados como conta “não bancária” (caixa). Todos os recebimentos/pagamentos deverão ser criados manualmente.

 

3- Fiz a transferência do meu pró labore juntamente com a distribuição de lucros. Como faço para classificar?
Orientamos que a partir dos próximos meses, a transferência seja feita separadamente.

Classifique como adiantamento de lucros e iremos realizar a separação no Balanço. No histórico deve descrever quais são os valores destinados ao pró labore e ao adiantamento.

 

4- Transferi um valor para minha conta Pessoa Física. Como categorizo?
Você irá categorizar como adiantamento de lucros.

 

5- Comprei/paguei despesas pessoais com a conta da empresa. Como categorizo?
Você irá categorizar como adiantamento de lucros. Lembramos que deve haver separação entre a pessoa física e a jurídica.

6- Alguns clientes transferem um valor como reembolso para minha conta. Como categorizo?
Irá categorizar como "Reembolso". Alertamos que esses reembolsos são perigosos. O ideal é que o valor seja incluso no valor dos serviços.

 

7- “Envio as despesas mensalmente. Preciso preencher o Financeiro desde Janeiro?”

Sim. Com o Financeiro conseguiremos fechar os demonstrativos com mais precisão e eficiência, economizando assim, o seu tempo com preenchimento de planilhas. É imprescindível que preencha o ano de 2018 e encerre os respectivos períodos para que no final do ano calendários possamos disponibilizar o seu Informe de Rendimentos.

 

8- Por que minha empresa é obrigada a fornecer esses dados?

É com base neste fechamento das movimentações financeiras mensais da sua empresa que os nossos Contadores poderão realizar o fechamento dos demonstrativos contábeis da empresa com precisão.

Este fechamento é importante, pois influencia em uma série de fatores, tais como:

- Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica da empresa;
- Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física dos sócios da empresa.


9- Preciso que confiram todos os lançamentos da empresa.
É imprescindível que todas as despesas tenham notas emitidas para a empresa.
Ao realizar o Balanço, solicitaremos documentos adicionais – se necessário.


10- Meu Banco só fornece o OFX dos últimos 60 dias. E agora?
Disponibilizaremos em breve no seu painel, para que anexe o arquivo no formato Excel.


11- Minha conta é Itaú, mas não consigo subir os extratos.
No site/aplicativo do Itaú existem 3 opções para baixar extrato, são elas:
Extrato
Extrato por período
Extrato consolidado
Nós aceitamos apenas os XLS's oriundos da opção extrato. É preciso extrair o arquivo da 1º opção extrato.XLS's, depois escolher o período e subir no painel, na aba financeiro.


Não encontrou sua dúvida? Nos reporte através do contato@agilize.com.br com o título [DÚVIDAS DO FINANCEIRO] e seu e-mail será respondido em até 48h. Assim você poderá contribuir respondendo a sua dúvida e de outros empresários! :)

4. Encerramento dos períodos

O encerramento dos períodos devem ser feitos quando todas as informações necessárias para os procedimentos contábeis sejam preenchidas.

Como saber se eu preenchi tudo? Leia em: https://suporte.agilize.com.br/hc/pt-br/articles/360001183226

Enquanto o período não for encerrado, o sistema enviará alertas para lembrá-lo de encerrar;

Os e-mails são automáticos, portanto, não é possível interromper o envio semanal.


ATENÇÃO!

Ao encerrar o período ele não poderá ser reaberto. Para reabertura cobramos o valor adicional de R$ 99 e deverá ser solicitado através do contato@agilize.com.br

Por que vocês cobram valores adicionais para reabertura? Entenda mais aqui 

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